Oi

Que bom te ver por aqui!

Tenho que confessar que do carnaval pra cá descontrolei toda minha rotina e já sinto as consequências com dias mais estressantes e com menos tempo pra mim. Então, vou fazer uma listinha aqui de como voltar ao eixo e aos dias leves.

Faxina

Eu acredito que nosso espaço afeta e reflete nossa mente, por isso esse deve ser o primeiro passo a se fazer.

Limpar, jogar fora o que não te serve mais e colocar tudo no lugar é uma ótima terapia. Sempre que faço isso minha mente também parece mais limpa e leve.

Deixe o ambiente ao seu redor mais aconchegante

Depois de tudo limpo no lugar, é hora de criar um espaço gostoso, afinal você mereçe! Isso é possível quando ele ativa nossos sentidos: olfato, audição, visão e tato.

Um ambiente cheiroso já trás uma sensação de alegria. Então, recomento velas aromáticas ou difusores de ambiente. Pois eles deixam um cheirinho gostoso e, dependendo do aroma escolhido, podem te acalmar e revigorar suas energias.

Outra dica é escolher ou criar playlists leves, que deixe sua mente tranquila. Essa é a que uso:

O tato pode ser estimulado com lençóis fofos e aconchegantes. Costumo trocar os meus a cada 15 dias. Nada como deitar e sentir aquele cheirinho de lençol limpo em um ambiente com tudo no lugar.

Faxina virtual

Sabe aqueles e-mail na caixa de entrada, tarefas atrasadas, arquivos na área de trabalho ou soltos em pastas aleatórias (ou as famosas “para organizar”)? Eu não sei você mas isso me causa uma baita ansiedade!

Tirar algumas horas para limpar isso tudo não só deixa meus aparelhos mais eficientes como meu trabalho mais ágil. Tente fazer isso pelo menos uma vez por semana, no máximo a cada 15 dias.

Escreva

Coloque no papel todos os seus pensamentos e sentimentos, isso ajuda a limpar a mente, reorganizar as ideias e, talvez, compreender os motivos pelo qual você está se sentindo fora do eixo. Escreva até você sentir que não tem mais nada a dizer.

Medite

Depois que aprendi a importância da meditação nunca mais fui a mesma. Nos dias mais agitados e nas horas mais nervosas, só a prática de respirar consciente é que me ajuda a não explodir. 

Experimente começar com meditações guiadas como essa do canal Yoga Mudra. Você vai sentir os efeitos incríveis com o tempo e a prática.

Agradeça

Se tem uma coisa que aprendi na vida é que ela é sempre mais pesada quando não sabemos agradecer pelos pequenos detalhes. Só fato de você conseguir respirar quando abre os olhos pela manhã, de ter água encanada pra tomar banho, ou de coisas simples que você aprendeu durante o dia, já é motivo para agradecer. 

Quando vejo que meu peito está pesado e as coisas parecem bem mais difíceis logo percebo que não tenho sido grata como deveria. Então, paro e faço uma lista de gratidão, ou só agradeço mentalmente. Porém, escrever ajuda a lembrar do que você é grata, e isso faz muito bem. 

Repense suas prioridades

Em uma folha de papel coloque quais são suas prioridades e se você tem se dedicado a elas. Em dias que estamos fora do eixo, ligamos o piloto automático e, geralmente, tudo é processado conforme chega. E é assim que a semana passa e atividades que você se comprometeu a fazer vão ficando pra trás. Então, pense bem qual a sua prioridade para a próxima semana, mas seja bem realista e honesta com você mesma. Conhecendo seu limite você consegue se comprometer com atividades que podem, de fato, ser feitas no prazo estabelecido.

Reescrever a rotina.

Com as prioridades estabelecidas é hora de “desautomatizar” suas ações diárias. Baixe esse planejamento semanal e escreva suas prioridades para cada dia.

Clique para baixar

Tente introduzir hábitos que podem te fazer mais feliz e eliminar o que tem te prejudicado. No meu caso, o que mais me prejudica é os horários de sono, isso influencia muito no meu dia. Quando não durmo bem, ou durmo pouco o dia geralmente não rende.

Veja um exemplo de como seria minha semana ideal levando em consideração tempo para trabalho, obrigações, autocuidado e lazer.

Quero meu planejador

Faça listas de prioridades e ações para a semana

Listas salvam minha querida, acredite em mim. Nossa mente não precisa acumular tudo sozinha. Manter a prática de fazer listas de atividades do dia é como construir um mapa para o tesouro. Porém, mais uma vez, você precisa conhecer seus limites e não se comprometer com muitas ações em um dia, porque isso pode te frustrar e trazer a sensação de peso de volta a sua rotina.

Recomento que se comprometa com no máximo 7 a 10 ações por dia, como por exemplo:

  • Estudar 40 min;
  • Confirmar aula na auto escola;
  • Enviar e-mail sobre o editorial do cliente x;
  • Editar podcast;
  • Listar pequenos ajustes do site;
  • Aplicar questionário;
  • fazer lista de compras.

Perceba que alguns levam um bom tempo e outras podem conter outras pequenas ações (caso queira, você pode até criar sub-listas, mas cuidado para não exagerar). Uma dica do método GTD é: realize ações que levam menos de 2 min primeiro. Isso ajuda muito a poupar tempo e ser mais eficiente.

Listas não só ajudam na organização da rotina, o registo delas também servem para você ter um termômetro de suas ações diárias. Toda semana costumo revê-las e refletir em que estou levando mais tempo e o que posso fazer para otimizar esses processos.

Enfim, essas foram algumas dicas para por sua vida nos eixos novamente. Essa semana vou executar-las e mostrar os resultados pra vocês no Instagram. 

Como sempre, é uma alegria te ter por aqui.

Nos encontramos semana que vem.

Um cheiro!

Anna

Mergulhe mais fundo nesse tema

Clique para conhecer 7 passos para transformar sua realidade

4 thoughts on “ Como por a vida nos eixos novamente ”

  1. Muito boa essa lista! Sinto que se aplica bem no meu momento atual, vou aplicar esta semana também. É com o finalzinho do ano astral caiu perfeitamente! Parabéns pelo blog, Anna! Beijos!

  2. Amei! Já tenho o habito das listas… e é a melhoro coisa do mundo! principalmente porque sou muuuito esquecida…

    Acho que tô precisando de uma faxina booa! Obriagada por me fazer lembrar! Tô ouvindo a playlist e já cliquei pra seguir… trouxe uma paz… uma levezaaa… <3

    Obrigada de novo, Anninha <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *