Você também sente como se tudo ao seu redor tomasse o controle de sua vida? Também me senti assim muitas vezes. Acordava pra trabalhar, já cansada, minha alma praticamente ficava na cama enquanto meu corpo tentava desesperadamente se adaptar ao ritmo das tarefas que chegavam.  Eu não sei bem como, mas finalmente entrei no fluxo do basta! Sempre que se lê algo sobre autoajuda a frase “Tome as rédeas da sua vida” surge, “Tenhas metas” ou “Realize seu sonhos”. Ok mas como fazer tudo isso? Por onde começo? Comecei a ler muito sobre isso e descobri que o segredo está no caminho.

Parece bobo, mas aprendi que é o dia a dia que importa. Você já pensou: “Gostaria de acordar rica em Paris”? Eu já, e muito. Mas pensando bem, se isso acontecesse, que história teríamos pra contar? “Um belo dia acordei rica…. the end”. Ok, e o dia-a-dia? Como isso aconteceu? A sua jornada até rica em Paris foi feliz? 

É essencial ter um plano, mas o que vai ter ajudar mesmo a alcançar esse plano são os pequenos passos diários, o que você faz na sua rotina, desde acordar a como você se prepara pra dormir.

Essa é minha melhor versão?

Acordando

As primeiras horas do dia são essenciais. Quando começam ruins, geralmente o dia desanda. Reserve pelo menos 30 min do começo do seu dia pra você. Ao despertar, respire em fundo e preste atenção em como você se sente. Levante devagar e escreva, sim escreva.Muitos livros defendem a prática do diário ou as chamadas Morning Pages. E é mágico! Só o fato de tirar tudo que está na sua mente e por no papel já alivia muito, aliás essa é uma prática essencial em todos os sentidos da sua rotina. A mente deve ser aliviada! E o papel não vai te julgar, dar pitaco ou te olhar feio. 

Quando se olhar no espelho, ame-se. Você xingaria alguém que você gosta logo pela manhã?  Ou em qualquer hora? Tente para de se tratar mal, se trate como sua melhor amiga. Quando você ver sua imagem no espelho pense que esse rosto só precisa de limpeza e carinho. Quando estiver passando hidratante, protetor, maquiagem, faça isso devagar e amorosamente. Esses pequenos gestos fazem toda diferença. 

Pense em como seria sua melhor versão hoje. Basicamente, quais escolhas vou fazer hoje que farão com que me sinta orgulhosa de mim mesma? E sempre que a preguiça dominar seu senso de escolha pense: É isso que eu quero ser? Essa é a melhor versão de mim? 

Falando em escolhas, quais os produtos você tem escolhido para sua pele? Eles tem componentes pesados? São cruéis com a natureza e os animais? Ler rótulos e saber o que está colocando no seu corpo e pele é uma prática muito positiva para inserir na rotina. Alguns produtos te causam danos maiores a longo prazo do que o prazer dos resultados a curto prazo. 

Dormindo

O dia foi corrido? Você merece se dar uma oportunidade para absorver tudo, limpar o corpo e a mente. Não tem muito tempo ou está muito cansada? Compile seu momento de autocuidado no banheiro, aproveite essa hora para criar rituais de beleza e carinho com seu corpo, que te sustentou o dia todo. No banho, respire, sinta a água e permita-se relaxar de forma amorosa. Não precisa sair espalhando sabonete pelo corpo sem nem perceber sua pele. Trate bem do seu rosto, se você vive em um lugar quente como o Nordeste, pense que ele sofreu tanto com o sol que mereçe uma atenção especial. Uma vez por semana esfolie a pele com movimentos circulares. 

Cultive o hábito de ler

Ler dá sono e tranquilidade gente, vai por mim. Cresci acreditando que não gostava de ler, mas depois que encontrei o livro da minha vida devo admitir que meu pecado da luxúria é livros. Ler algumas páginas todos os dias antes de dormir me ajuda a ter um bom sono e me sentir bem, mais criativa e cheia de ideias. 

Vamos tentar ser nossa melhor versão juntos? Estou nessa jornada há um tempo, mas adoraria companhia. Esses são alguns produtos e livros que me ajudaram muito e gostaria de compartilhar com vocês. Mas e os seus? Me conta como você faz ou gostaria de fazer para ter uma rotina leve. 

3 Livros para ler antes de dormir

As Crônicas de Narnia

Esse foi o livro que me fez amar livros. Depois conto a história toda, mas As Crônicas de Narnia tem uma narrativa leve e envolvente. De pessoa que não lia livros me tornei aquela que ia pra 1h da manhã porque não conseguia para de ler.

A Princesa Prometida

Esse foi meu favorito de 2018, a pesar de trechos machistas (o que era de se esperar pelo contexto histórico) é uma das melhores narrativas que já li. Foram páginas devoradas em minutos. 

Os Criadores de coincidências

Começa um pouco lento, mas quando pega o ritmo é muito envolvente! E o final…. só leiam….  

É isso, espero que tenha te ajudado.

Abraços ♡

Anna.


Foto de Kinga Cichewicz

1 thought on “ Hábitos para uma rotina leve ”

  1. Amei! Amei mesmo, tudo que foi dito!
    Eu já venho a algum tempo buscando novos hábitos…
    Atualizando diariamente meu planner, colocando metas diárias e semanais… estava realmente disposta a mudar nesse 2019… inclusive, arrumei uma bike, entrei pra academia, consultei minha nutri pra mudar minha alimentação… Mas, sempre que acho que vou me estabelecer numa rotina… acontece algo que me instabiliza. Porque parece que tenho vivido num ciclo vicioso… E a parte do “acordar” nossa! me identifiquei demais… Eu odeio acordar cedo! Mas, um dia ou outro que eu consigo vencer a preguiça… levantar disposta, cuidar das minhas plantinhas e tomar um café digno! Nossa! é como se eu tivesse vencendo na vida! Eu já vinha algum tempo escrevendo num caderno pensamentos aleatórios pra esvaziar um pouco a mente… Mas, de forma bem aleatória mesmo, rs… Vou tentar trazer essa prática ao acordar! Vai queee…
    O ato da leitura, pisou no meu calo… acredito que desde que entrei na faculdade (ou seja, faz muitos anos, rs) só leio livros acadêmicos… e depois do tcc, só piorou… Eu gosto muito de HQ’s, e inclusive tenho alguns que ganhei no meu aniversário do ano passado, que nunca nem abri… Vou colocar Retalhos de Craig Thompson ao lado da minha cama a partir de hoje.

    Enfim, obrigada, Anna! <3 Estou amando esse lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *