Como criar um site: planejamento

3 de setembro de 2024


Criar um site …
Por onde começo?
Acredito que qualquer pessoa que está no mercado de trabalho já sentiu a necessidade de ter um espaço digital para pelo menos apresentar o que sabe fazer.
Atualmente, existem muitas opções para criar um site. Mas, se você está tentando fazer isso e passando por algumas horas de frustração e dificuldade, especialmente sendo uma pessoa exigente, com vontade de criar um espaço online realmente legal, que te destaque no mercado, posso te guiar nessa jornada.

Ao longo desses anos, aprendi e adaptei processos de criação de sites — e interfaces em geral — para algo mais simples e ágil possível. E este é o primeiro vídeo de uma série na qual criaremos seu site juntas.

Começando por como transformar suas ideias em um fluxo estratégico que torne esse local interessante para usuários, onde ficará hospedado seu site, e finalmente, como preparar essas ideias para ganhar vida com estilo.

Bora lá…

Primeiros passos

A melhor forma de dar vida a ideias é colocar elas no papel. Se você chegou até aqui, provavelmente sabe mais ou menos o que quer criar, mas talvez ainda não faça muito sentido.

Então vamos começar com a premissa de que um site tem basicamente duas funções: contar uma história e fazer com que alguém interaja com ela.

Então vamos começar se colocando no lugar desse alguém e pensando:

Quais palavras podem traduzir os sentimentos dessa pessoa vendo nesse site?

Exemplo

Por exemplo, vamos supor que você seja uma arquiteta e precisa de um site para apresentar seu portfólio para clientes.

Você pode usar palavras como:

Aconchegante, funcional, prático, pessoal e elegante.

Objetivo do site

O próximo passo é definir como essa pessoa deve interagir com seu site, em outras palavras, em quais botões ou links ela deve clicar.

Aqui você deve pensar no objetivo dele. Pensando na nossa arquiteta por exemplo, o objetivo do site é apresentar o portfólio para clientes, então essas ações podem ser:

  • Fale comigo
  • Baixe (alguma coisa …)
  • Solicite um orçamento

Etc.

Criando uma estrutura

Agora que temos um objetivo claro e palavras chave que se relacionam com as emoções de quem vai interagir com seu site, podemos começar a criar um estrutura básica.

Para isso vamos usar alguns dos princípios de storytelling:

  • Propósito → tagline
  • Personagens dentro de seu Mundo
  • Conflito e Resolução
  • Transformação → relatos de clientes, exemplos de projetos, etc
  • Emoção e conexão
  • Autenticidade
  • Ação!

Mapa da jornada

Você conhece a jornada do herói? É mais ou menos isso que vamos fazer agora, criar o mapa dessa jornada.

E o ponto de partida é o propósito. Estamos criando algo que te destaque então ele deve ser interessante e fácil de se explicar.

Você pode usar uma estrutura básica do que chamamos de tagline.

Eu ajudo _____ a _____, para que possam _____.

No nosso exemplo pode ficar assim:

Percebe que usei muitas das palavras chave que defini anteriormente? Elas realmente vão te ajudar nessa jornada.

Personagem

Partindo para a personagem, o próximo ponto é falar mais sobre você ou seu projeto, aqui a ideia é apresentar o protagonista e gerar conexão com o público, que chamamos de usuário do site.

Aproveite esse espaço para contar sua história, coloque o leitor dentro do seu universo. Para te ajudar mais nessa parte, busque vídeos de como escrever personagens, como esse do raoni marqs. E no final, convide o usuário leitor a fazer algo.

Exemplo da arquiteta Luíza:

Conflito e Resolução

A essa altura você já gerou emoções de empatia no seu usuário. É hora de detalhar mais sobre os conflitos que ele deve ter em te contratar e como você pode resolver isso.

Aqui você pode listar suas especialidades, mostrar projetos feitos e contar as histórias por traz deles, etc.

Transformação

Se possível, inclua relatos e depoimentos de clientes. Busque mostrar a transformação positiva que seu produto ou serviço pode fazer neles.

Esse é o ponto em que você (a heroína, ou herói) causa algo que impacta positivamente o mundo ao seu redor representado por quem está vendo seu site nesse momento.

Personalidade

Finamente chegamos ao ponto onde emoções foram geradas com autenticidade e em qualquer etapa do caminha o usuário pode interagir de alguma forma.

Tudo isso pode se traduzir em cores, tipografias, imagens e ilustrações. Todos esse elementos fazem parte dos princípios de design e devem ser usados para definir a personalidade do seu espaço.

Uma forma prática de se visualizar isso é criando um Painel Criativo. Já fiz um vídeos falando sobre isso, mas basicamente, você pode escolher a ferramenta de sua preferencia como Power Poin, Canva ou Figma slides (que é o que uso) pra juntar elementos e referencias que serão usadas no projetos quando você estiver criando as interfaces. Mas isso é assunto para outro vídeo.

Localização no mundo

Agora a questão é: onde seu site vai ficar?

Existem várias maneiras de hospedar um site na internet, desde plataformas gratuitas até serviços mais robustos e personalizáveis.

O caminho que escolhi foi criar meus sites majoritariamente usando WordPress. Também desenvolvo de forma mais avançada, mas WordPress ainda é a mais acessível para que não tem conhecimento de programação e deseja algo mais personalizável e profissional. Claro que também há plataforma prontas como WIX, mas pessoalmente não é meu favorito.

Para que eu possa ter mais opções no futuro eu uso a hospedagem da Hostinger. É super simples de instalar, a interface intuitiva e, quando tenho alguma questão pra resolver, o atendimento sempre foi ótimo. Coloquei o link da descrição caso você se interessem.

Tudo o que você vai precisar fazer é escolher um plano, e pra sites simples recomendo o inicial mesmo. E seguir o passo a passo. É realmente simples.

Então, temos um plano, um mapa e um local pra hospedar seu site.

Por hoje é isso. No próximo video, vídeo vamos começar a criar as interfaces.

Até lá, fica bem 💜

Um Cheiro