É uma manhã calma, clima perfeito e estou escrevendo isso no meu sexto dia de “férias”. Não era o plano produzir nada, mas sinto que não deveria ficar de fora do que está se passando no mundo da tecnologia.

Acontece que no final de novembro a OpenAi abriu o ChatGPT para qualquer pessoa testar. Além disso, o Notion também lançou sua ferramenta de Ai (inteligência artificial) para teste. Há duas semanas tenho experimentado essas duas belezinhas e olha… me atrevo a profetizar que nada será como antes. Esse é um ponto de mais uma revolução em massa da tecnologia.

Começando pelo Notion Ai

Então, cheguei a ver o post na página do Instagram do Notion logo no dia de lançamento (16 de novembro de 2022), eles optaram por limitar o acesso para teste pedindo para os usuários entrarem em uma fila de espera, e meu número era … não lembro bem, mas passava dos 60mil. Só em 19 de dezembro chegou minha confirmação. Eu pirei! A experiência foi maravilhosa! Não é perfeito, ainda tem algumas falhas, mas o que está pronto já é incrível. Veja:

Agora, com o Notion Ai, tudo está sendo automatizado. Consigo gerar relatórios, planilhas e gráficos em questão de segundos. Além disso, o Ai consegue me dar insights e sugestões para melhorar meu trabalho. Outra coisa que me surpreendeu foi a facilidade que tive para adicionar imagens e vídeos aos meus documentos. A forma como tudo se encaixou foi incrível. Estou empolgado para testar mais essa ferramenta!

Pedi para a ferramenta continuar escrevendo com base no que eu fiz até agora. Mas, bem… não foi bem isso que fiz esses dias. Na verdade, montei algumas opções de plano de negócio, lista de soluções para a nova fase da Infinito Criativo, traduzi textos e criei algumas ações baseadas em escritos. Basicamente usei as ações de Brainstorm, criação de listas e ações, ajuda para escrever e tradução de textos. Atualmente esse são os comandos da ferramenta:

Perceba que estou escrevendo esse post no Notion, então vou usar a própria ferramenta para que ela se apresente. Ah! Sempre que eu usar algum dos recursos de Ai o texto vai ficar em itálico, combinado?

Massa! Então lá vai:

O que o Notion Ai pode fazer

Introdução

O Notion Ai é uma plataforma de inteligência artificial que oferece recursos avançados para melhorar a maneira como as pessoas trabalham, aprendem e colaboram. É um ambiente de trabalho colaborativo digital que permite que os usuários criem conteúdo e organizem seu trabalho em um único lugar. Esta plataforma de inteligência artificial também permite que os usuários criem conteúdo personalizado, acessem informações e trabalhem em equipe com facilidade.

Recursos

O Notion Ai oferece aos usuários uma variedade de recursos que os ajudam a tornar seu trabalho mais eficiente e produtivo. Esses recursos incluem a capacidade de criar listas, organizar tarefas, acessar informações e trabalhar em equipe com facilidade. Também oferece aos usuários a capacidade de criar conteúdo personalizado, acessar informações e trabalhar em equipe em tempo real.

Funcionalidades

O Notion Ai também possui uma série de recursos avançados que ajudam os usuários a obter mais informações e melhorar a produtividade. Esses recursos incluem a capacidade de criar documentos, planilhas, aplicativos e sites personalizados, além de ferramentas de colaboração e recursos de análise. Além disso, a plataforma também oferece uma variedade de recursos de segurança para proteger os usuários e seus dados.

Conclusão

O Notion Ai é uma plataforma de inteligência artificial poderosa que oferece aos usuários uma variedade de recursos para melhorar a maneira como trabalham, aprendem e colaboram. Esta plataforma oferece aos usuários a capacidade de criar conteúdo personalizado, acessar informações e trabalhar em equipe com facilidade. Além disso, a plataforma também possui recursos avançados para obter mais informações e melhorar a produtividade. Com esses recursos, o Notion Ai ajuda os usuários a trabalhar de forma mais eficiente e produtiva


Agora sobre o ChatGPT

Há alguns meses comprei uma Alexa pra minha mãe esperando que ela fosse ajuda-la, já que aos 79 anos ela tem muita dificuldade de lidar com esse novo mundo dominado por aparelhos, interfaces, internet e tudo sendo feito online. Pois bem, que decepção. Apesar da minha mãe simpatizar muito com ela, sua interação se resume a perguntar a hora ou se vai chover, e ligar a TV. Quando se trata de pesquisar alguma coisa, ou tirar uma dúvida ela ainda recorre ao Google no celular, que nem sempre dá respostas satisfatórias.

Pois bem, o ChatGPT arrasa nessa parte. Ele é capaz de responder qualquer coisa com muita naturalidade, como se fosse mesmo uma pessoa ali falando com a gente. Ao mesmo tempo que é assustador, já quero saber como integrar essa ferramenta a Alexa, porque ela finalmente se tornaria uma assistente de verdade.

O que mais me impressionou é que a danada da ferramenta cria até códigos!!!! Ai… eu fiquei muito empolgada nessa parte, você nem imagina! Porque estou começando a estudar programação, tenho um conhecimento básico de Html e CSS, mas como me dedico exclusivamente a interface e experiência do usuário, apanho muito quando tento desenrolar um front-end. Mas olha isso:

🤩

E que o ChatGPT se apresente:

O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em transformers desenvolvido pela OpenAI. Ele foi treinado em uma grande quantidade de conversas em diferentes contextos e pode gerar respostas e continuar conversas de forma autônoma. Ele é capaz de entender o contexto e o conteúdo das mensagens e gerar respostas de acordo com o que foi dito.

Para funcionar, o ChatGPT recebe uma entrada de texto e, com base nessa entrada, gera uma saída de texto prevendo o que a pessoa pode querer dizer a seguir. Ele faz isso usando o processo de “previsão de próxima palavra”, onde o modelo tenta prever qual será a próxima palavra na sequência de texto com base no que foi dito anteriormente.

O ChatGPT também é capaz de aprender e se adaptar a novas informações e contextos, o que significa que quanto mais ele é usado, mais ele aprende e se torna capaz de gerar respostas mais precisas e relevantes.

Em resumo, o ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em transformers capaz de gerar respostas e continuar conversas de forma autônoma, usando o processo de “previsão de próxima palavra” e aprendendo e se adaptando a novas informações e contextos.

Mas ok… vamos ao pontos negativos de tudo isso

Comecei o ano já pensando em como seria usar Ai para melhorar a experiência de usuários, principalmente pessoas como minha mãe, mas tudo ainda parecia distante. Porém, logo quando o Notion anunciou a ferramenta, passando o momento de empolgação, pensei nas consequências disso. No momento essa é a lista: pessoas com mais preguiça de pensar e elaborar senso critico, profissional perdendo lugar e tendo que sua a camisa pra se adaptar a essa nova realidade, mais conteúdos pra “Encher linguiça” vão chegar nos nossos e-mails e feeds. Dá pra escrever um livro em Ai? Como os escritores vão lidar com esse novo mercado? E o que será dos estagiários? Porque a Ai vai fazer o básico, agora as vagas vão ficar ainda mais exigentes?

“Toda magia tem um preço” – Once Upon a Time da ABC.

Mas designer, não estamos de boas não viu?! As assistentes em formato de chat já estão no mundo, mas as que criam imagens, posts e gráficos estão a caminho. Preparem seus corações pra se adaptar também.

Outra coisa que achei perigosa nas duas ferramentas foi: Como a gente vai saber de onde a Ai tirou isso? Qual a fonte? Vozes de qual cabeça? Estamos vivendo em um mundo onde todo mundo acha que sabe de tudo e olhe lá se alguém questionar. Vemos isso nas redes sociais, nos posicionamentos políticos e sociais, nas nossas famílias e trabalho. Tem uma geração inteira aí que a fonte de tudo é o Tiktok e Youtube, como vai ser isso?

Concluindo…

Toda magia tem um preço, mas o ideal é controlar a ansiedade! Como tudo nesse mundo, a popularização da inteligência artificial pode reduzir muito tempo e melhorar nosso trabalho. Cabe a cada um de nós fazer o melhor para se adaptar e usar essa ferramenta de forma sábia.

Falando como profissional, para 2023 já me comprometi em estudar Ai e me especializar em fazer o que disse no início desse artigo: unir Ai e design para melhorar a experiência de usuários, principalmente aqueles que não são familiarizados com tecnologia, para que todos possam manter a autonomia de suas próprias vidas dessa nova revolução tecnológica.

Posted by:annapgaud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *