Sinto como se estivesse no meio de uma corrida maluca de startups pra ver quem tem a melhor Ai para automatizar as coisas. Vamos contabilizar o que temos na minha lista até agora (15 de fevereiro de 2023):
ChatGPT, o oráculo!
Cria quase todo tipo de texto, de redação a marketing e publicidade. Te entrega até códigos com diversos tipos de tecnologia. Te diz até em qual edição de X-Men Ciclope foi preso por matar o Professor Xavier e depois se tornou o rosto da revolução mutante (Sim! Eu perguntei isso ontem a noite, porque só assim pra tentar acompanhar a linha de acontecimentos da Marvel). Ameaça para estagiários e cargos de júnior em agencias, estúdios e empresas de tecnologia.
Notion Ai
É gratuito (por enquanto) útil para ideias. Olha, quebra um galho, mas ainda tem muito o que evoluir. Acredito que tem o mesmo potencial do ChatGPT, afinal sou fã de carteirinha do Notion.
Seguimos para os que prometem imagens, ilustrações e verdadeiras obras de arte digital:
Dall-E
Assim … até agora não consegui fazer nada que não viesse muito esquisito nele. Mas tem potencial.

Midjourney
Te promete o mundo, e cumpre pelo menos por um continente. Mas a experiência de usabilidade de ter que gerar coisas no Discord, particularmente me irrita muito. Além de te encantar e depois te cobrar bem caro pra continuar usando.
Lexica art
Muito bom! Meu favorito até agora porque entende comandos de forma simples, sem muita frescura. Porém, me parece aqueles filtros de celular que deixa sua cara plastificada. Não deu tempo de experimentar muito porque também passa pra versão paga depois de um tempo, mas sei lá… não parece ter muita variação.
Playground Ai
Ganhou meu coração ultimamente. É gratuito e tem uma variação muito boa quando gera imagens.
E com vocês, o novo vilão dos designers de interface:
Galileo Ai
Esse eu não usei ainda tá bem? Estou na fila de espera, então vou falar o que ele promete: simplesmente criar interfaces digitais maravilhosas com um comando simples de texto.
Sim mas… devo me preocupar?
Amiga… sim e não.
A verdade é que a promessa de gerar uma obra prima ou uma interface maravilhosa digna do seu trabalho não chegou ainda. Sim, eu falei ainda. Sabe porque? Essa é a hora de você evoluir também! Vá atrás dessas ferramentas, todas tem uma versão gratuita. Use, experimente o que elas podem entregar. Aprenda! Porque elas vão sim automatizar muitas coisas em empresas e talvez, daqui um tempo pode ser elas façam o que você faz hoje.
Mas quer saber a verdade? Elas não criam sozinhas.
A boa notícia é que usando você percebe que pra cada peça linda que você vê nas propagandas tem pelo menos 10 porcarias saindo antes. A menos que você seja especialista em comandos ou, como os entendidos chamam, prompt (nem sei se deu tempo de formarem especialistas nisso). Quando você coloca um comando a primeira coisa que vem sai troncha na maioria das vezes. Aí você precisa ir ajustando, colocando mais comandos, tirando outros, até chegar em um resultado que preste. Quando você viu já se foram 20 ou 30 minutos e a sensação é de “perdi meu tempo aqui?”

Ou seja, é no tal prompt que vamos nos apegar. Acredito que essas seguem sendo ferramentas! Saber usá-las pode ser um grande diferencial.
Lembro de quando comecei a trabalhar, haviam cursos de Excel. Aliás a Lorelay Fox falou uma frase maravilhosa no podcast que ouvi essa semana “O que você fez pra merecer usar o Excel?”. E concordo plenamente, que ferramenta horrorosa, mas quem tinha ela como habilidade no CV nos anos 2000 se destacava nas vagas de emprego. Pois bem, ferramentas de Ai são o Excel dessa era.
Passo a palavra para a Ai do Notion:
Deixando claro que a Inteligência Artificial oferece grandes vantagens para a automação de processos, também é importante ressaltar que ela não vem como solução definitiva para todos os tipos de trabalhos. Ainda que as ferramentas de AI sejam promissoras, elas ainda necessitam de um uso consciente, atencioso e criativo para entregar resultados satisfatórios que se adequem às necessidades de cada projeto. Se você está pensando em usar ferramentas de AI, comece experimentando e verificando as possibilidades de implementação de cada uma delas.

Viu só. Esse texto só deu certo porque escrevi sozinha tudo o que você leu antes. Então é isso, como dizia o grande filósofo Chapolin Colorado “Não priemos cânico” e vamos colocar um tempinho na agenda pra aprender a usar essas ferramentas.
✦
Vou ficando por aqui.
Tenha um dia adorável ☺️
Anna.
Bonnus
Olha só o Notion Ai criando o texto que citei.