Como nasce uma designer
Designer há mais de 10 anos, já trabalhei em agência de marketing, como designer de interiores em loja especializada em móveis, como freelancer, e hoje sou sócia fundadora do
Product Manager
& UX/UI designer
Em 2015 fundei o estúdio de design Infinito Criativo com duas das minha melhores amigas Bianca e Tamires. Por muito tempo, a frente do estúdio, meu foco foi criar marcas que transmitissem valor de empresas especiais.
Atualmente também sou freelancer e estou me reconectando com uma paixão antiga: design de produtos digitais e tecnologia.
Atuo como gerente de projetos, UX/UI designer, estudante de Machine Learning e Python, além de entusiasta de assistentes virtuais. Isso porque quero focar minha carreira em melhorar a experiência dos novos usuários — principalmente os baby boomers — com a tecnologia, promovendo mais equidade e autonomia.
Designer há mais de 10 anos, já trabalhei em agência de marketing, como designer de interiores em loja especializada em móveis, como freelancer, e hoje sou sócia fundadora do
Rihanna
Na etapa inicial do projeto, o foco é reunir o maior número possível de informações sobre as pessoas que serão beneficiadas, as soluções existentes para elas e o que podemos oferecer para gerar valor, conexão e significado. Ao final desta etapa, é entregue um painel criativo com todas as informações coletadas e diretrizes do projeto.
Com o caminho mais claro, o time é reunido. Um brainstorm é feito para encontrar o máximo de soluções possíveis. No final desta etapa, se define as cores finais, formas, soluções visuais e tipografias definidas.
E chega a hora mais divertida: o design. Partimos para testar as soluções, primeiro em forma de rabiscos e wireframes, depois um protótipo lo-fi que será validados pelos stakeholders e a equipe de desenvolvimento. Para, no final, criamos um protótipo da solução final.
Já testámos todas as soluções possíveis e chegámos à escolha mais incrível para o projeto. Agora, é hora de testar como ela se comporta nas mãos dos usuários.
Enviámos o pré-protótipo para um teste de usabilidade, avaliámos os feedbacks, ajustámos algumas coisas e... Voilá!
Neil Gaiman disse uma vez que “Nesse mundo não há perfeição”, o que significa que sempre há algo a ser feito para uma experiência incrível em qualquer grande projeto. Por isso, busco acompanhar cada teste de usabilidade e feedbacks para promover mais inclusão, empatia e melhorias.
Meu objetivo é criar valor, emoção e significado para pessoas, projetos e empresas. Para isso, uso métodos como design thinking e human center design.
Figma
Adobe XD
HTML/CSS
Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
WordPress
Information Architecture
Wireframes
Usability testing
Prototyping
User journey maps
Design System
Notion
Product Manager
Asana
Design Thinking
User centered design
Bacharel em design pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
Brasil, 2010-2014
Google UX Design Professional Certificate
(Curso online) US, 2021-2022
Entre 2015 e 2020, fui diretora criativa e designer gráfico no estúdio de design de co-fundei. Aprendi além das expertise de design, a gerenciar equipes, atender clientes e suas necessidades, métodos e ferramentas de gerenciamento de tempo e tarefas, lançamos produtos de papelaria (e nesse projeto fui responsável por liderar a criação e produção) e tudo o que permeia o universo do empreendedorismo. Além de ser responsável pelo site do estúdio.
Em um curto período atuei no ramo de interiores. Fui responsável por criar móveis sob medida para ambientes, lidar com o setor produtivo (Chão de fábrica), coloquei em prática a empatia necessária para entender as necessidades dos clientes dentro dos seus lares. Além de praticar métodos de design que estudava na faculdade.
Dentro da Universidade Federal de Pernambuco, fui monitora das Disciplinas Desenho e Observação e Modelos tridimensionais 1 e 2. Também fui estagiária no laboratório de Fotografia Fotolab (CAA) em 2013-2014. Minha pesquisa sempre foi voltada para design de produto, encerrando o curso com a monografia: O Móvel Democrático: Uma Análise Acerca Das Propostas De Designers Brasileiros Adeptos Aos Ideais Do “Design Para Todos”. Orientada pelo prof. e mestre Orientador: Antônio Luís de Oliveira Filho.
Nessa empresa mergulhei no universo do marketing. Aprendi a criar peças baseadas em campanhas específicas, práticas de design thinking, gerenciamento de equipe e dei meus primeiros passos construindo sites simples em HTML.